terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tio! Me dá uma moedinha?


- Tio, me dá uma moedinha! – Fala a moça com a cara tão pintada, de uma forma que mal se vê seus olhos.

- Não tenho! – Respondo de pronto.

- Eu passei na Unicamp! Estudei pra caramba! – Insiste a moça multicolorida com cara de pedinte.

- Parabéns! Muito sucesso na sua formação, mas não costumo dar dinheiro pra isso. – Respondo com paciência, enquanto aguardo o sinal abrir.

- Você tem inteligência e dedicação para vencer um vestibular duro como o da Unicamp e ao mesmo tempo fica sendo boba dos veteranos, que tiram onda com vocês e bebem às suas custas. Pense nisso! – Finalizo pra mocinha, que fica com cara de interrogação e segue cabisbaixa em direção aos veteranos, que estavam num bela sombra, tomando sua cerveja e contando a arrecadação do grupo.

Amanhã, provavelmente essa moça, será a veterana que explorará os “bixos” que chegarão. Foi assim que ela foi treinada.

Existem coisas que deveriam evoluir. Até quando teremos a conivência da sociedade com trotes como estes. O que ganham com isso? Algumas cervejas e o prazer de “humilhar” os novos? Seria um ritual de passagem? Passagem pra quê?

O trote pode ser algo legal. Basta saber fazer bom uso da situação. Em várias universidades já existem os trotes solidários. Onde os novatos prestam algum tipo de serviço à comunidade ou exercem algo em prol da universidade em que foi aprovada.

Perdoem-me os adeptos, mas essa história de humilhar estudantes em cruzamentos de trânsito, num sol escaldante ou debaixo de chuva torrencial não tem a menor graça. Sem contar que tem situações em que há violência física e assedio moral. O que estes veteranos estão ensinando? Que tipo de legado eles transferem aos novatos?

Eu não contribuo. Acho errado, indecente e incoerente...

Você pode fazer a diferença ou você pode fazer mais do mesmo...

Qual a sua escolha?

CARPE DIEM

Um comentário:

Van *-* disse...

Olá Sá! Muita verdade no seu texto. Os valores estão cada vez mais esquecidos e "pensar' não existe no vocabulário de muitos universitários, sejam bixos ou veteranos...
Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...