segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia do Livro: Leve-me com você


A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê
Malba Tahan

Trecho do livro "Leve-me com você - As aventuras de um livro viajante", de Paul Desalmand, Editora Octavo:

"...O sonho: quando o livreiro nos elogia, introduz um pouco de humanidade no comércio. O livro não é um produto como os outros, isso já se disse e repetiu, mas livraria também não é um comércio como os outros, pelo menos uma livraria digna do nome. O que mais se aproxima dela é uma mercearia antiga. Ou o farmacêutico de outrora, que conhecendo todo mundo, era quase um personagem ilustre em seu bairro. Cria-se uma rede de relações. As pessoas precisam de produtos, e mais ainda, de calor humano

Por isso, atualmente, uma livraria que junte a modernidade técnica e as práticas de outrora, com um livreiro que conhece e ama os livros e os clientes, tem futuro; pelo menos nos bairros onde os habitantes dispõem de certo conforto..."

Este livro conta as aventuras e desventuras de um livro, narrada na primeira pessoa. Ou seja, o próprio.

Resolvi extrair este pequeno trecho para ilustrar o quão importante é um livro para o crescimento de uma pessoa e da sociedade como um todo.

O livro tem a capacidade de nos transportar para novas realidades. Nos esclarece. Nos ensina. E seu autor é o mestre de cerimônias deste mundo impar. Como um bom anfitrião, nos apresenta o seu universo de uma forma que nos sintamos a vontade. Parte da narrativa.

Quem, quando criança, não sonhou ou se imaginou como um dos personagens das histórias infantis? Quem, quando adulto, não se envolveu numa trama? Ora como investigador, como herói, como vilão ou mesmo como vítima. Frutos da mágica do livro.

Hoje, faço-lhe um convite especial: Leia um livro. Viaje nele e com ele. Se perca e se encontre entre as palavras. Seja o protagonista de sua história.
Aos escritores amigos e desconhecidos deixo aqui minha gratidão, por tornar nossas realidades mais amenas e mais cheias de vida.

CARPE DIEM



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...