quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BBB12 - O que esperar da Globo?

Eu fico impressionado com a capacidade que a Rede Globo tem de confundir as pessoas. Criar suas próprias verdades. Mudá-las, se for preciso, para manter sua dianteira no mercado. Nada demais. Uma empresa vive de resultados. E a Globo é uma empresa. A questão é que esta emissora é uma empresa, que tem como missão comunicar, transmitir informações, tendências e valores.

Um de seus programas de sucesso, que todos os anos, ocupa um espaço em sua grade é o Big Brother Brasil. Está na décima segunda edição. A edição atual apresenta números mais modestos que as edições anteriores, apesar das mudanças que começaram a ocorrer há um certo tempo. Uma delas é mudar o perfil dos participantes: O mínimo de pessoas comuns possível, no que diz a apresentação física, claro. Afinal, tudo é um gigantesco comercial de cerveja. Homens sarados e mulheres com corpos esculturais desfilando com o mínimo de roupa possível.

Cada um assiste o que quer. Fato!

Particularmente não me atrai esse tipo de programa. Porém, como todo brasileiro, não pude deixar de tomar conhecimento de um fato ocorrido no programa, na madrugada de sábado. Um vídeo que circula ainda, apesar do acordo da emissora com um portal de vídeo, com cenas de uma suposta relação sexual entre dois participantes. Até aí nada demais, afinal, depois de uma das tantas festas regadas a muita bebida, música e clima natural(?) de romance, muitos casais acabam se formando. Seja apenas para trocar um beijo, para engatarem um sincero (?) romance ou apenas ficar mesmo. Por uma noite.

Assisti ao tal vídeo, com cerca de sete minutos. E o que aparece neste vídeo é uma cena intrigante. Um casal que inicia algumas carícias, uma mulher que apaga do nada, devido ao alto volume de bebida e energético tomado durante toda a noite e um moço que continua suas investidas apesar do corpo inerte na cama. Tudo isso sob os famosos edredons da tal casa.

Não vou entrar no mérito do que aconteceu ou pode ter acontecido. Só eles sabem e quem estava filmando. A questão aqui é outra. Bem diferente do que rolou entre estes dois. A questão é que tipo de emissora deixa algo assim acontecer. Algo me diz que na dúvida, deve-se intervir. Vamos ver como essa vergonha toda se desenha:

  • Sábado - Festa, bebida, mulheres e homens fisicamente interessantes e interessados, estímulo, confinamento (coisa de circo), madrugada a dentro e o clima mais quente possível.
  • Domingo durante o dia - No dia seguinte, uma participante com dúvida sobre o que rolou e um outro afirmando que não rolou absolutamente nada. Internautas, que ficam 24 ligados (?) denunciam a tal cena. A emissora chama a participante e faz a única pergunta que não se obtém um "Sim", segundo aprendi quando criança: "Você está dormindo?". Ora, s e aconteceu algo com aquela moça, enquanto ela estava apagada, como ela se lembraria? Será que mostraram toda a gravação pra ela? Ou a confundiram mais?Não sabemos. O fato é que a emissora subestimou, mais uma vez, o poder da internet .
  • Domingo à noite - Enquanto os protestos pipocavam nas redes sociais, a poderosa, abria seu programa, com seu âncora pensador e filósofo, com a seguinte pérola: "O amor é lindo!" E apesar da cena ser, no mínimo, duvidosa, nem se pronunciou sobre o caso.
  • Segunda pela manhã - Polícia acionada (interessante que nenhum dos familiares da moça se manifestou), depoimentos tomados e mudança de comportamento da moça. De desconfiada, a feliz.
  • Segunda à noite - O âncora-pensador-filósofo solta um comunicado oficial, e evasivo sobre a exclusão do participante envolvido no caso, por quebra de conduta. Engraçado que o amor era lindo, na noite anterior, segundo o próprio apresentador.
Eu sinto vergonha por essa moça, por este rapaz, por todos aqueles que passam por um programa destes. Pessoas que se sujeitam a situações vexatórias em troca da possibilidade de ganhar uma alta quantia, a oportunidade de aparecer numa revista masculina ou obter um período de fama, após a saída do programa. As famílias destes dois não merecem isso.

O pior é que deturparam uma máxima: As imagens não mentem. Nesta emissora é o único lugar onde as imagens não mostram o que mostram. 

Bem! Todos trabalham duro e fazem apenas sua obrigação. Eu pergunto, diretamente para aqueles que estavam no controle das filmagens daquela madrugada. Com inúmeros ângulos da mesma cena, à sua disposição:

- Se fosse a filha, a esposa, a irmã de um de vocês, na dúvida, vocês continuariam achando que não foi nada demais e deixariam esta cena seguir em frente?

3 comentários:

Ricardo Macagnan disse...

Faço coro contigo, Samu! Basta de porcaria, baixaria e pouca vergonha que a emissora citada "vomita" sobre os cidadãos. Aliás este programa devi ser chamado de Big B@#ta Brasil, pelo seu conteúdo. E se alguém achar ruim o que estamos dizendo, tomo a liberdade de apontar para um comentário em meu blog ("Considerações ácidas (ou nem tanto)...")(http://blogdomacagnan.blogspot.com/2011/08/consideracoes-acidas-ou-nem-tanto.html)para reforçar sua posição. Chega de conteúdo ruim na mídia! Se puderes ler, adoraria tua opinião.

Grande abraço do Macagnan e um 2012 de ouro pra ti!

blog. da Tereza Maria disse...

Olá querido amigo
Concordo com você em pleno gênero, grau e número
Estou sentindo sua falra no blog, passa lá
Super beijo no coração

Mayla Valere disse...

gente do céu, o Sá é o crítico mais antenado do pedaço, rs;
realmente todo mundo fala do BBB, mas, o pior é que assistem (claro que nao todos, mas, muitos) e a globo sabe o que faz (com o povo) concordo em tudo Sá, voce organiza a ideia de todos e abre o bocão.
que bom que voce está de volta, crítico como sempre e certo como nunca.
abraço forte ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...