sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cordel Encantado e outras bobagens globais

Que os canais abertos são um amontoados de programas de baixa qualidade e infantilizam o seu público já é mais que sabido. Porém, vem do canal com maior poderio econômico os maiores danos à cultura e a inteligência de quem o assiste. Distorcem costumes regionais, criam ridículos sotaques estrangeiros, promovem artistas medíocres e ditam modas e comportamentos duvidosos.

Só para dar um exemplo, atualmente uma de suas novelas chama-se "Cordel Encantado", que de cordel não tem absolutamente nada. Sequer se deram ao trabalho de colocar algo do gênero em sua abertura. Um folhetim onde as pessoas falam um nordestinês global. Peço desculpas aos que gostam da novela, porém como nordestino lhes garanto, só os nordestinos da Globo falam daquele jeito, com aquele sotaque carioca. Resumindo: cordel mesmo, só no nome.

A Globo sucateia tanto as culturas regionais que sequer se dá o trabalho, numa novela como esta, por exemplo, de colocar algo realmente de cordel em sua trama. Poderia se esforçar um pouco mais e vincular um trabalho de  de algum cordelista. Poderia  até encomendar algo voltado para a novela, de algum repentista de verdade. E olha que existem vários de renome no País. Afinal, para os repentistas do nordeste fazer algo para esse folhetim, seria uma coisa muito simples.

E a dona Globo muda ou cria sotaques vergonhosos, desvirtua costumes regionais de norte a sul, recria a história da forma que bem entende e por aí segue. Hoje o que temos? Uma cultura global empurrada de goela abaixo para todas as regiões do Brasil. Tudo igualzinho, enlatado e claro que as culturas locais foram sufocadas com tanto lixo entregue diariamente.

Poderiam ao menos nos respeitar um pouco e melhorar a programação cultural, nos poupar de Faustão, Luciano Huck, Ana Maria Braga e por ai segue o bonde...

De uma rede, onde o editor chefe do principal jornal do país chama seus telespectadores de bando de Homer, dos Simpsons não se poderia esperar muita coisa diferente de tudo isso que é exibido mesmo.


Ah! Se a Globo quiser mesmo saber o que é cordel, me disponho até a explicar...


Carpe Diem

3 comentários:

♥♥♥Ani♥♥♥ - Cristal disse...

Passando para deixar um beijo e desejar uma semana maravilhosa, cheia de paz, amor e realizações.

Ani
http://cristalssp.blogspot.com

~ Lêh disse...

Acredito realmente que a globo deixa a desejar em muitos aspectos culturais e que realmente infantiliza seus telespectadores, porém tenho algo a falar sobre essa novela que apesar de todas as falhas, que não posso nem sequer condena-las por conta de não conhecer a cultura nordestina, me pareceu boa nos seguintes aspectos. É uma novela simples e como o próprio nome diz é "encantada" é uma novela leve para o horário, até apropriada eu diria. É uma obra totalmente fictícia e acho que cabe ao telespectador assistir e fazer uso somente do que for bom. Acredito que essa novela aguce a imaginação de muitas pessoas. Entendo perfeitamente sua indignação por conta de estar se referindo a sua cultura de uma forma equivocada,e acho que não se deve ficar calado num caso desse de forma alguma. Sobre os atores péssimos do elenco não preciso nem comentar, acho que isso é visível a todos.

FeGa > Fernando Gaebler disse...

#desligaglobo


Alguns dos motivadores desta Campanha é a Globo:

- Tornar normal um homem trair sua esposa, com uma suposta "mulher invisivel" avião (Luana Piovani).Assim tudo bem (segundo o seriado).
- Tem a ver com tornar o estupro válido, se for para mulher feia (ela deve é ficar feliz por alguém ficar com ela, segundo um quadro do Zorra Total.
- Tem a ver com tornar normal traição, desrespeito de filhos com pais, roubar, chantagear e por aí vai, em suas novelas e seriados.
- Tem a ver com o desrespeito com as culturas regionais, como faz Cordel Encantado (Que nada tem de cordel e muito menos de cultura nordestina. Apenas um bando de atores falando um nordestinês que só existe na Globo)
- Tem a ver com a manipulação da notícia e geração de fatos
- Tem a ver com o abuso de cenas reais de violência. Vide o massacre das crianças no Realengo, RJ, onde a Globo filmou e veiculou cenas das crianças sendo assassinadas em programas como Ana Maria Braga e por aí vai ou o sequestro de um onibus no Rio;
- Tem a ver com o desrespeito com o torcedor que há 15 anos atrás ia ao estádio às quarta-feiras, as 21 horas, depois as 21:30 e hoje as 22 horas, por que a Globo dita o inicio conforme sua conveniência e que se lixe quem vem tarde pra casa e trabalha no dia seguinte.

link http://www.facebook.com/event.php?eid=231546043553083

Abaixo rede bobo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...