terça-feira, 14 de junho de 2011

Consumo Consciente: Use descartáveis com inteligência



Dica do dia: Opte por produtos (copos, pratos, talheres etc.) descartáveis apenas quando praticar a reciclagem dos mesmos. Ao contrário, utilize produtos convencionais. O meio ambiente agradece.As gerações futuras também.

Festa de aniversário, almoços comemorativos, café na empresa, eventos e tantas outras ocasiões em que muitas pessoas optam pela praticidade dos descartáveis. E a indústria da facilidade criou descartável para praticamente tudo que você possa precisar. Desde fralda até colher para misturar o açúcar do seu café (que também foi servido num copo descartável). 

Um alívio para os dias modernos. Depois da festa nem um pratinho sequer pra lavar! Nem um copo de vidro quebrado! Tudo nos sacos enormes de lixo que ficarão escondidos até a coleta de lixo aparecer.

Porém na prática as coisas não são bem assim. Se você vai organizar uma festinha, um evento ou coisa do gênero, opte por aluguel destes itens, afinal existem várias empresas especializadas em eventos. Você nem imagina como é barato. Talvez saia mais em conta que sair por aí comprando um monte de coisa reciclável. Eu mesmo já fiz uso deste artifício algumas vezes e foi ótimo. Depois da festa lava-se tudo, deixa arrumado e a empresa passa pra recolher. Pronto!

Ah! Você prefere os descartáveis. Ok! Pode preferir. Só que os mesmos após utilizados devem ser lavados ou limpos, e serem separados para o descarte (papel e papelão de um lado, plástico de outro e alumínio de outro). Desta forma você pode optar pelo descartável. Agora se você usa, coloca no lixo comum, sugiro que sinceramente repense sua atitude. É mais fácil, porém, totalmente irresponsável. Sinto muito dar-lhe esta notícia assim, sem nem preparar o espírito, como diria meu avô.

Ah! As cafeterias e lanchonetes estão com este hábito ultimamente. Afinal, precisam agilizar o processo de atendimento. Sugiro que se informe com o gerente da loja sobre como eles tratam o lixo depois de utilizado. Se for para o lixo comum, proteste e deixe de frequentar o estabelecimento. É imperdoável, nos tempos atuais, uma empresa tratar o meio ambiente com descaso e desrespeito.

Sinceramente é um absurdo aquelas pazinhas de acrílico para misturar o açúcar no café. Nem mexe direito, quando você pede um café maior. E depois lixo. Sem contar que o açúcar e  o adoçante veem em pequenos sachês. Até aí tudo bem, na prática é muito mais higiênico. Agora, a opção  por estes sachês só têm lógica se forem para a reciclagem depois do uso.

Por hoje é isso!

CARPE DIEM!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...