domingo, 5 de junho de 2011

Consumo consciente: Seu lixo vale ouro!

Dica do dia: Separe o lixo gerado na sua casa ou empresa e exija do seu condomínio e na sua cidade a coleta seletiva. Reciclar o lixo é uma questão de hábito e educação.

A verdade é que aquilo que não vemos, não nos incomoda. Pois é! Só que o lixo que geramos cada vez mais atravanca o planeta, prejudica o meio ambiente e por consequência, afeta sua vida e de sua família.

Somos bilhões de pessoas no Planeta gerando bilhões e bilhões de toneladas de lixo todos os anos. Lixo este que se não reciclado, reaproveitado virará entulho nos aterros, nos rios e por aí vai. Tudo que é gerado a partir do lixo nos afeta.

Por isso, falando de lixo, vamos há algumas sugestões simples:
  • Separe o lixo orgânico (restos de alimentos, frutas, legumes, etc.) do lixo inorgânico (materiais secos de alumínio, papel, plástico e outros). É importante que o lixo reciclável esteja limpo e seco, para evitar algum tipo de contaminação ou tornar-se impróprio para reciclagem.
  • O lixo orgânico seguirá nos dias de coleta normal e os demais você fará o descarte nos dias reservados para a coleta seletiva. Além da prefeitura, existem várias ONGS ou empresas particulares que trabalham com o lixo e geram renda para população carente.
  • Se você mora num condomínio, exija do mesmo que mantenha lixeiras próprias para a coleta seletiva espalhadas pelas áreas comuns. Sabia que o lixo poderá ajudá-los na melhoria do condomínio pois o mesmo pode ser vendido para empresas especializadas em reciclagem.
  • Descubra pra onde sua cidade leva o lixo. Como funciona a estação de reciclagem de sua cidade. Têm muitas que coletam o lixo e simplesmente juntam tudo e no fim vira lixo normal mesmo.
  • Observe as empresas onde você adquire seus produtos. Escolha àquelas que têm uma boa prática ambiental.
  • Alguns produtos requerem um cuidado especial e possuem estações próprias de coleta como, por exemplo, o óleo de cozinha, latas de refrigerantes e cervejas, pilhas e baterias, lâmpadas florescente.
  • Sorveterias: Aqui está um super vilão do lixo mal aproveitado! Exija que elas tenham um trabalho de reciclagem dos copos e potes utilizados pelos clientes ou deixe de frequentar aquela sorveteria que simplesmente despeja tudo isso num saco de lixo comum. São centenas por dia e tudo vai para o lixo!  É impressionante o descaso de empresários deste setor. Pelo menos na minha cidade (Campinas/SP). Não sei como é pelo Brasil, mas não creio que seja diferente. Já ouvi cada coisa de arrepiar os cabelos!
  • Na sua empresa: Estimule a coleta seletiva na empresa que você trabalha, principalmente se for no comércio ou em escritório, grandes geradores de papel. De qualquer forma, seja qual for seu ramo, sempre teremos lixo gerado, por isso, olho na reciclagem!

Bem, é isso por hoje!

CARPE DIEM

2 comentários:

Bela disse...

A reciclagem do lixo bem como o consumo consciente são temas importantíssimos nesse mundo de disperdícios em que vivemos.
Em meu prédio já existe o sistema de reciclagem, que dá super certo! Aqui em casa todo o lixo é separado. Devemos sempre ter em mente a conservação do ambiente e dos recursos naturais para as gerações futuras, que serão ninguém menos que nossos filhos e netos.
Parabéns pela abordagem!
Beijos e bom domingo,
Bela.

Peônia disse...

Maravilhosa iniciativa Samuel!
Beijo grande querido!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...