quinta-feira, 9 de junho de 2011

Consumo Consciente: Recicle, reutilize, reduza o uso


Dica do dia: Experimente colocar sua criatividade em prática e invente enfeites, potes, brinquedos ou repagine aquela peça de roupa com itens que normalmente iriam para o lixo.

Quantas coisas, com um pouco de criatividade, se transforma numa coisa nova ou simplesmente ganha uma nova utilidade. Basta colocar a cachola pra funcionar ou simplesmente entregar seus materiais para artesãos por vocação. Você sempre encontrará um numa feira de artesanato da sua cidade.

Você pode fazer vaso com garrafas de cerveja long neck ou um brinquedo com uma latinha de refrigerante. Com as tampas de garrafas podem vir as toalhas e aparadores de fuxico. Com as garrafas pets podem vir as bolsas, cestas e e por aí vai.

Se faltar inspiração, pesquise na internet. Você encontrará inúmeras ideias bacanas.

A ideia é criar novas maneiras de aproveitar o que iria para o lixo. Você pode usar menos itens poluentes e você pode reciclar o que não for mais utilizar.

Sobre a reutilização e economia vamos dar um exemplo corporativo. No escritório imprima somente o necessário. Texto para revisão ou para circulação interna pode ser impresso em modo econômico e em papel rascunho (folha já impressa em um dos lados). Tanto o toner ou tinta, como o papel são originados de fontes naturais. Ou seja, devem ser economizados e utilizados com inteligência.

Quem tem filhos, o melhor é conscientizá-los desde pequenos para que não desperdicem papel, lápis, brinquedos. Aliás, por mais condição financeira que tenha jamais encha seus filhos de brinquedos. Quanto mais eles tiverem, menos valorizarão e mais aprenderão a trocar coisas. E sinto informá-los que muitas vezes você vai comprar um brinquedo de última geração e ele gostará daquela embalagem colorida de algum yogurte que terminou de tomar.

Bem, mas isso já é assunto pra outra postagem.

O mote de hoje é recicle, reutilize e reduza o uso! É isso aí!

CARPE DIEM

PS.: Na imagem acima temos mandalas feitas com CDS que seriam descartados. Depois confiram na galeria da artista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...