terça-feira, 7 de junho de 2011

Consumo Consciente: Prefira empresas que reciclam



Dica do dia: Pergunte nos comércios que você normalmente freqüenta o que elas fazem com o lixo gerado. Se elas ainda não têm boas práticas peça pra falar com o responsável e oriente-os sobre o impacto que eles geram no meio ambiente.

Todos os dias nós consumimos algo ou utilizamos algum serviço de determinada empresa. Seja ela pequena ou grande, não importa, sempre gerará algum tipo de lixo. Seja pelos funcionários, pelos clientes que freqüentam, pela natureza da atividade.

Por isso, a partir de agora, pergunte para o dono da padaria, da sorveria, da farmácia, do escritório, enfim, de qualquer lugar que você frequente, como eles descartam o lixo gerado. Vamos ver algumas dicas para que você compartilhe com eles:
  • Sugira que instale estações de reciclagem no comércio ou no escritório para que os clientes tenham acesso;
  • No caso das sorveterias, sugira que tenham uma estação de limpeza para os recipientes plásticos e em seguida sejam colocados para reciclagem;
  • Para os comércios que geram muitas caixas de papelão, basta que a mesma faça uma parceria com os catadores da rua e deixá-las desmontadas na calçada ao final do expediente. Exceto em dias de chuva;
  • No escritório, dê a ideia de estações individuais, sob as mesas dos funcionários. Como o giro gerado nestes casos é praticamente papel ou lixo orgânico, uma lixeira comum pode ser dividia ao meio ou serem colocadas duas lixeiras identificadas;
  • Copos descartáveis, nos escritórios, são os vilões do lixo, quando misturados com o lixo comum. Que tal sugerir que cada funcionário tenha sua própria caneca estilizada, na cor que prefere? Mais prático e menos agressivo ao meio ambiente e ainda com mais estilo.
Vocês que acompanham o blog diariamente perceberam que existem maneiras bem tranqüilas e simples de contribuir com a melhoria do meio ambiente, principalmente nos centros urbanos? É só uma questão de querer mesmo.

Dia 17 de junho temos o Dia Nacional do Consumo Consciente!

CARPE DIEM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...