sábado, 4 de junho de 2011

Consumo consciente: O último apaga a luz!

Dica do dia: Luz acesa somente quando necessário! Apague a luz ao sair de um ambiente que ficará vazio em seguida. Resumindo: O último a sair apaga a luz!

Hoje falaremos sobre o consumo de energia elétrica, que no Brasil, é gerada nas hidrelétricas, que impactam nos cursos dos rios e no ecossistema em que são construídas.

Pois bem! Podemos tomar algumas atitudes bem simples, que minimizam ou otimizam o consumo desta energia. Aliás ficar no escuro é bem complicado! Por isso, vamos ser mais conscientes e preservar algo tão importante e fundamental para o nosso dia-a-dia.

Colocaremos uma pequena lista de coisas que podem contribuir para a economia de energia (e por tabela, no seu bolso, pois a conta de energia fica mais baixa):
  • Lâmpadas econômicas: Em ambientes onde a luz artificial é mais necessária prefira as lâmpadas florescentes, de LED ou de vapor metálico (no caso de comércio). São um pouco mais caras que as comuns (incandescentes), porém têm uma vida útil maior e iluminam mais, com menor consumo. Ou seja, você gasta um pouco mais na saída e menos mês a mês, na conta de energia elétrica. Importante: Ambientes onde o uso é descontinuado (quartos e quartos das crianças) não é interessante este tipo de iluminação.
  • Ar condicionado: Siga rigorosamente o dimensionamento feito pelo fabricante do  espaço (metros quadrados) coberto pela ação do aparelho adquirido. Instalar menos aparelho que o necessário ou ficar ligando e desligando o aparelho só aumenta o consumo. Estes aparelhos são automáticos e sempre que a temperatura está adequada, ele entra em descanso automático.
  • Lâmpadas incandescentes: Em ambientes onde é comum acender e apagar a luz com mais frequência, prefira esta modalidade de iluminação. Lâmpadas econômicas gastam mais energia quando são acendidas (na partida eletrônica).
  • Chuveiro: Seja breve no banho e adeque a temperatura do chuveiro à estação do ano que se encontra. Lembre-se: estamos num país tropical (abençoado por Deus e bonito por natureza).
  • Equipamentos e eletrodomésticos: Prefira os certificados pelo INMETRO e descubra o consumo de cada um. Escolha os mais práticos e econômicos. Outra coisa importante é que os equipamentos hoje são todos com controle remoto. O ideal é que durante a noite ou períodos maiores sem uso sejam desligados das tomadas, pois os mesmos permanecem consumindo energia, para se manterem em estado de espera (stand by). Uma solução prática é você ter em cada conjunto de aparelhos um filtro de linha, que ao ser desligado desconecta todos os aparelhos ligados a ele.
  • Cores dos ambientes: Dê preferência para cores claras nos ambientes. Evite branco gelo e prefira o branco neve. Quanto mais claro o ambiente, maior a eficiência da iluminação artificial. Quando possível priorize a luz natural.
Pronto! Agora o restante é contigo!

CARPE DIEM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...