sexta-feira, 3 de junho de 2011

Consumo consciente: Barriga vazia e pé na estrada!

Dica do dia: Prefira fazer pequenas compras no comércio do seu bairro. Vá de bicicleta ou a pé mesmo. Uma caminhada lhe fará bem. Vença o vício! Deixe seu carro na garagem!

Muito bem! Estamos no terceiro dia da Campanha "Dia do Consumo Consciente"  e conforme informado, o "Sempre tem algo acontecendo" continuará a série de dicas sobre como fazer mais e melhor pelo Planeta. São pequenas dicas. Pequenas atitudes que se praticarmos todos juntos farão enorme diferença.

Hoje falaremos sobre o uso inteligente do carro. Ou melhor, sobre o não uso do carro pra tudo!

Então vamos lá! Primeiro gostaríamos de pedir-lhes que valorizem mais o comércio local. Aquele que fica pertinho da sua casa. Pequenos varejões ou sacolões, padarias, farmácias, mini mercados, banca de revistas, papelarias etc. Todo bairro tem seu comércio.

Por isso, aproveite para conhecê-lo melhor. Calce seu tênis ou pegue sua bike e saia munido de sua ecobag rumo às compras. Compre em pequenas quantidades, para evitar o desperdício. Ah! E o tempo? Organize-se um pouco melhor. Por exemplo, as grandes compras, aquelas mensais, faça nos hipermercados e o trivial no seu bairro.

Sabe quem mais usa carro, nos dias de hoje? Moradores de condomínios. Seja horizontal ou vertical. Como o carro está ali do ladinho do elevador ou na garagem de sua casa, a pessoa acaba, por hábito, indo de carro mesmo. Muitas vezes a padaria fica há duas quadras de onde ele mora. 

Concordam que é uma grande oportunidade para conhecer o bairro melhor, conhecer mais pessoas e fazer novas amizades? Lembra daquele bom dia que nossos pais praticavam diariamente com os vizinhos? Pois é! Também podemos retomar isso.

- Bom dia dona Maria? Quer algo da padaria? 
- Obrigada Sonia! Estou indo pra lá daqui há pouco! Esticar as pernas! Boas compras!

Alguns podem achar que não bato bem do pino! Bato sim! E acredito que tudo começa com as pequenas atitudes. Reclamar e deixar pra depois todos nós aprendemos bem, ao longo destes anos. Que tal agora a gente colocar um pouco em prática!

Ah! O governo não ajuda! E quem disse que precisamos do governo pra melhorar nossa cidade, nosso país, nosso Planeta? Galera! É o governo que precisa de nós e não o contrário.

Quando aprendermos a votar melhor, a exigir de forma mais ordenada os nossos direitos, a nunca mais eleger esse povo que só entristece nosso país, aí sim, chegamos lá! 

Cada país tem os governantes que merece. Eu já ouvi isso em algum lugar.

O que merecemos afinal?

CARPE DIEM!

E de hoje em diante: Pé na estrada!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...