domingo, 20 de março de 2011

Semana da Hora do Planeta 2011 - Sempre tem algo acontecendo...

Durante essa semana (entre 20 e 26 de março de 2011), como aconteceu nos últimos anos,  falaremos no "Sempre tem algo acontecendo" sobre algumas questões ambientais. Afinal, somos todos responsáveis por nossa moradia.

Descobriremos que podemos fazer muitas coisas juntos, se individualmente fizermos a nossa parte. Para cada dia, ao invés de uma foto, traremos um tema musical ligado à postagem.

Sejam bem vindos a "Terceira Semana da Hora do Planeta 2011"!

Tema de hoje: Terra - O Planeta Água!


Calma! Não falaremos de números, índices, de estatísticas, de dados científicos, de nada disso. Falaremos de situações ligadas ao nosso dia-a-dia e quem tem a participação direta desse recurso precioso, chamado Água;

Imagine seu dia com 24 horas e faça uma viagem por este dia, lembrando da participação da água no mesmo. Preparado? Então, vem comigo!

6:30 - O relógio desperta e você abre seus olhos, ainda embaçados de sono
6:40 - A boca seca e aquela sensação estranha de quem acorda, te convida ir ao banheiro
6:45 - Você abre a torneira e a água corre abundante, enquanto coloca seu creme dental na escova, e calmamente escova seus dentes. O barulho da água corrente acaba distraindo-o. Você faz alguns bochechos, lava o rosto, depois a escola de dente e após quase 10 minutos, fecha a torneira.
6:53 - Você usa o banheiro e aperta a descarga com vontade. Pra ter certeza que o vaso sanitário ficará limpinho você aperta a válvula de descarga mais uma vez.
6:55 - Você entra num banho, para despertar de vez. Abre o chuveiro no máximo e aproveita água quentinha correndo pelo corpo. Nossa! Como o tempo passa rápido! 20 minutos foram embora rapidinho. Finalmente você encerra seu banho, em que pensou em todos os seus problemas e tarefas daquele dia.
7:15 - Água no fogo, coador com pó de café e mesa posta. Aquele cheirinho bom da água fervente entrando em contato com o pó de café te convida. Você bebe rapidinho uma xícara de café e o restante da garrafa, como a casa ficará vazia, provavelmente será jogado fora, na volta pra casa. Afinal, café antigo, ninguém merece!
7:20 - Você se veste rapidinho, toma um copo com água, aproveita pra abastecer as garrafas de água que você deixa na geladeira e segue para seu trabalho, com seu automóvel.
7:30 - Uma parada no posto de gasolina para abastecer e o frentista pede para verificar o óleo e a água. Ele informa: A água está baixa, quer que complete? Você afirma que sim.
8:30 - Depois de muito trânsito você chega a empresa e já repõe sua garrafinha de água, para não levantar toda hora. Afinal, você tem muitas coisas para serem feitas.
....
Até a hora do almoço,  o dia transcorre normal, com idas ao banheiro, várias garrafinhas de água abastecidas, cafés passados e tomados, chega a hora do almoço, você comerá arroz, feijão, carne refogada, saladas e tudo que estiver disponível no restaurante (sim, todos esses alimentos utilizaram agua para serem ou lavados ou cozidos).

Após o almoço, higiene bucal e no período da recomeça tudo, reposição da água da garrafinha, ou simplesmente as levantadas até o bebedouro da empresa para saciar a sede, cafezinhos, sucos e finalmente chega a hora de ir pra casa.

No trajeto de volta você se lembra que seu carro está meio sujo, precisando dar uma lavada. Você agenda mentalmente para levá-lo no próximo sábado, para dar aquele trato, que ele merece. Será aquela super ducha!

Você chega em casa.

19:30 - Direto para o banho. O dia foi duro! Nada que 30 minutos de água correndo pelo corpo. Ótimo para relaxar!
20:00 - Você finalmente desliga o chuveiro.
20:30 - Enquanto se troca, sente o cheirinho bom de roupa lavada naquela máquina que faz várias trocas de água, só pra deixar suas roupas justamente assim, cheirosas e limpíssimas.
20:40 - Mesa posta. Comida feita na hora. A salada foi lavada com bastante água, o feijão e o arroz, cozidos com água. Um suco de maracujá com água na mesa. Bem, tudo ali de alguma forma teve a participação dela, da água.
21:00 - Higiene bucal, torneira ligada. Você adora esse barulhinho! 
Aliás, você percebeu que já faz quase um mês que aquela torneira fica pingando a noite inteira. Caramba! Você precisa mandar trocar aquela tal borrachinha que custa quinze centavos. Por que ninguém merece dormir com barulho de pinga-pinga!
21:10 - Você sai da mesa. Pensa na cerveja que tomará na sexta, com sua galera. Pedirá aquela de sempre, que tem um sabor ótimo, por que é produzida naquela daquela cidade, onde todos dizem que tem a melhor água para cerveja que existe. É isso! Vai tomar todas!
21:30 - A pia está cheia de louça. Você adora limpeza. Lava tudo e com bastante água. Abre a torneira no máximo para tirar o excesso de sujeira dos pratos e talheres e enquanto esfrega e ensaboa tudinho deixa  a torneira ligada pra levar tudo embora. Já emenda com o enxague. Ótimo. 30 minutos depois de torneira ligada você termina. Até que foi rapidinho!
 23:00 - Leva seu copo com água pra colocar  ao lado da sua cama.

Boa noite!

Pode ser até que durante a madrugada você tenha o hábito de ir ao banheiro, apertar a válvula de descarga após o uso ou ainda dar um pulinho na cozinha, beber mais água...enfim..pode ser.

Agora imagine vários dias, como este acima, sem uma gota de água disponível?

Bem...é isso que ocorrerá num dia próximo se você não fizer a sua parte, como por exemplo economizar água na hora do banho, da escovação, aproveitar água da chuva para lavar seu carro e quando necessário. 

É isso que acontecerá se você não utilizar com inteligência o seu bem mais precioso. Percebe, como tudo depende da água pra existir ou para ser transformado ou produzido?

Esse post deu até sede! Ainda bem que na torneira tem bastante água!

CARPE DIEM

4 comentários:

Peônia disse...

http://serendipityhw.blogspot.com/

Este é meu novo blog!
O anterior foi excluído devido a pessoas de má fé! Troque constantemente sua senha viu?!
Beijão.
Felicidade e paz!

Sonia disse...

Água é Tudo!
Vamos economizar!
Beijinho

F. Otavio M. Silva disse...

OI, muito interessante seu blog, to passando aki pq vi q vc é seguidor do blog do meu amigo, Mailson, e por isso quero convidar vc para dá uma olhada no meu blog http://otaviomsilva.blogspot.com/
desde Já agradeço, Forte abraço

Sereia... disse...

Adorei a postagem Sá!
Parabéns!´
Sem água não dááá´! Vamos economizar!


Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...