terça-feira, 15 de março de 2011

Desculpe-me!

Por que é tão difícil pedir desculpas para alguém?
Quantas vezes você olhou para alguma pessoa que você fez algo indevido e pediu desculpas?
Melhor. Essa pessoa era próxima? 
Seja sincero. Você pede desculpas por bobeiras. Por esbarrar em alguém. Por derrubar algo. Por esquecer de um compromisso. Agora desculpa, desculpa mesmo será que você pede?

A verdade é que quanto mais próximos somos de alguém, mais temos dificuldades em pedir desculpas.
É mais ou menos como agradecer
É mais ou menos como dizer "eu  te amo"
É mais ou menos como dizer "sinto muito"
A proximidade muitas vezes afasta. Nos condiciona a deduzir que o outro é adivinho.

Logo, se dizer coisas boas já é difícil, imagine um "desculpe-me". Esse pra sair só se for uma situação muito crítica.

As pessoas, quando mascaram os "desculpe-me", na verdade estão vestidas com as vestes do orgulho e do egoísmo. Para o orgulhoso reconhecer uma falha, um erro, é um sacrifício enorme. E a grande novidade é que nós, moradores da Terra, somos na verdade todos orgulhosos. Se fôssemos humildes na essência nem estaríamos mais aqui.Estaríamos muito bem, num lugar especialmente reservados para os não orgulhosos.

E o orgulhoso não se acha errado. Se acha na sua razão. Para o orgulhoso tudo é empecilho. O tempo, o trânsito, a falta de tempo e aí ele deixa que as coisas caduquem. Que as pessoas finalmente esqueçam e passem por cima. Por que as pessoas que amam, sempre passam por cima. Que bom!

As pessoas que amam são como crianças. Ou sejam sempre desculpam sem que estes peçam desculpas. Elas deixam pra lá. Os orgulhosos não se dão conta disso. Ou dão e preferem que seja assim.  

2 comentários:

"Voando com Borboletas" disse...

Infelizmente, querido pensador, você está certo.
Eu mudei em tempo, e hoje não deixo de me desculpar com ninguém, principalmente com os que amo.
Amei seu texto viu!
Vem me visitar também, será um prazer!
Bjss
Borboleta
http://www.voandocomborbolletas.blogspot.com/

Peônia disse...

Pedir desculpas é uma Arte.
Obrigada pela visita!
Namastê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...