quarta-feira, 2 de março de 2011

Cozinhar pode ser uma viagem

Eu aprendi a gostar de cozinhar. Aos poucos. Sem a pretensão de ser um expert do fogão, um chef famoso ou coisa assim. Ao contrário, o que me levou pra cozinha foi justamente a leveza, a viagem que fazemos quando combinamos elementos.

Claro que admiro e respeito os grandes chefs, os alquimistas e artistas da cozinha. Só que é diferente. Tem a ver com o dia-a-dia deles. Neste caso tem a ver com atividade profissional. Mesmo que seja por prazer, envolve um tanto de obrigação.

A cozinha é lugar pra você viajar. Inventar. Ser você representado num prato. Numa novidade.

Eu gosto de cozinhar com tempo. Sou avesso aos temperos prontos. Não tem muita graça colocar uma porção de pó que te diz que ali tem dezenas de especiarias trituradíssimas,co uma porção de conservantes, estabilizantes, aromatizantes e tantos outros antes. Sei lá. Acho isso muito estranho!

Vamos combinar! Uma refoga com alho e cebola de verdade é muito melhor que um tal de caldo disso ou daquilo. Sem contar que você pode acrescentar outros elementos naturais, se for do seu paladar. Aquele cheirinho bom invadindo a casa. Bom demais.

A cozinha pode ser uma viagem, quando você resolve se entregar aos aromas, cores e texturas dos elementos. Uma prosa com os amigos, enquanto cozinha. Um brinde a vida.

Experimente, qualquer dia, quebrar sua rotina e transformar o ato de cozinhar, num ritual de celebrar a vida, a amizade, o seu dia!

Ah! Se você acha que não leva jeito pra cozinhar,  experimente dividir o fogão com a esposa, com a namorada, com a mãe, com uma amiga...enfim, com quem quiser! Na cozinha pode nascer uma nova paixão. Você pode se apaixonar pela beleza da transformação dos elementos. Dos alimentos.

Você pode criar o seu ritual. Eu adoro cozinhar sem pressa, organizar o que vou usar, ouvir uma música de fundo (amo cozinhar com música). Se algum amigo estiver em casa, é muito bom convidá-lo para uma prosa, enquanto preparo os ingredientes.

Muito bem! Cozinhar pode mesmo ser uma viagem! Que tal preparar a sua, qualquer final de semana destes? Agora é contigo!

CARPE DIEM

2 comentários:

Mulher Arquitetando disse...

HUM....DEU ATÉ FOME!
BEIJOS
ADORO SUA COMIDINHA..É DELICIOSA...
PRINCESA

Sereia... disse...

Eu até tento cozinhar, mas não sou essas mestre cuca toda não. rsrsrs, na verdade só cozinho quando tô de veneta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...