sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Elvis & Madona (Uma novela Lilás)

Li numa tacada só! Ou melhor, li em 48 horas!
...
Fazia um tempão que não lia um livro tão simples, direto, dinâmico e atraente como este. Fico mais feliz ainda, por que quem me proporcionou essa euforia toda foi um grande amigo meu.
...
Elvis & Madona é um livro sobre pessoas comuns (ou incomuns?) e ao mesmo tempo sofisticadas. Não são personagens medíocres. Isso não. São refinadas, sutis, com sacadas e tiradas que impressionam. Tudo muito bem costurado pelo bom humor e eu diria até romantismo(?) do Biajoni.
...
Sinceramente eu não conhecia essa faceta romântica do Bia. Sem cair no melodrama barato ele consegue ser poético, num cenário onde isso seria praticamente impossível. 
...
Tudo acontece em Copacabana. Este livro também. E numa Copacabana de hoje, que lembra aquela de ontem. Dos anos 80. Talvez final dos 70. Pois é! Tudo acontece em Copacabana e até mesmo uma história atual  com aquela cara de submundo clássico de tempos idos. Talvez daí, venha a pitada de romantismo do Bia. Deste cenário e das características singulares deste romance. Um travesti (ou seria um traveco?) e uma lésbica (ou seria uma sapata?) juntas (ou seria juntos?). Madona (ele ou ela?) e Elvis (ela ou ele?). Não importa. Leia e você entenderá que isso será o menos importante nesta narrativa dinâmica.

O Biajoni é jornalista, ligado ao cinema e à imagem e escreve visualmente. Fica evidente que seu estilo está mais próximo dos roteiros de cinema do que da literatura padrão. Cortes, enquadramento, preocupação com cenário, fotografia, diálogos dinâmicos. tudo isso está em Elvis & Madona.
...
Um fato curioso para que você sinta mais vontade de ler esse romance inusitado. Ele é baseado num filme. Sim! Num filme homônimo de Marcelo Laffitte. Previsto para ser lançado entre janeiro e  fevereiro de 2011.  Esse modelo de adaptação ocorre com certa frequência no cinema americano, no Brasil é a primeira vez. Vanguarda. Estamos tratando de dois vanguardistas, Laffitte e Biajoni.
...
Leiam o livro e depois assistam ao filme!

CARPE DIEM

2 comentários:

Biajoni disse...

que bom que gostou, samuca.
:>)

Mulher Arquitetando disse...

Ah, eu também quero ler!
Saudades
Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...