sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Reforma Íntima



O que é na verdade reforma íntima? Poderíamos dizer que é a conquista do equilíbrio interior, o convívio harmônico com as pessoas que nos rodeia, com a sociedade, com a natureza e com a energia superior. Em poucas palavras seria: Estar em paz e equilíbrio!
...
Claro que não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo de melhoria e crescimento moral e espiritual (ou da consciência, para aqueles que não acreditam na existência do espírito).
...
A primeira barreira a ser vencida, para descobrir o caminho de sua reforma é a mudança de paradigma em relação a autocrítica. Sim, é fato. Somos mais benevolentes conosco. Na maioria das vezes encontramos desculpas para os nossos deslizes. Colocamos a culpa nas circunstâncias, nas pessoas, na falta de maturidade, em qualquer coisa que seja capaz de desviar o foco de nós mesmos.
...
Se somos assim com a autocrítica, o que dirá da crítica?  Atribuímos o comentário de terceiros a inveja, falta de visão, dureza de julgamento e por aí vai.
...
A dica que deixo aqui é para que aceite a crítica de bom grado, internalize e reflita sobre o que a pessoa quis lhe dizer. Pode ter um fundo de verdade e no mais, quanto mais sabemos sobre como afetamos o outro, mais temos condições de melhorar. Eu sei que é chato ouvir "sermões", porém eles podem ser úteis algum dia.
...
Seja menos parcial consigo. Ouça mais sua voz interior. Volte atrás se for preciso. Peça desculpas. Reveja pontos de vista. Você ganhará boas doses de humildade e tolerância com essa atitudes.
...
Por fim, segue uma lista com dez dicas (Extraído do livro "Fundamentos da Reforma Íntima", Glaser, Abel, Editora Clarim), para a busca da melhoria contínua:
  1. Consciência real de quem é e de quem se pretende ser;
  2. Desenvolvimento do fator solidariedade;
  3. Desenvolvimento do fator fraternidade;
  4. Prática da caridade, em sua plenitude;
  5. Combate ao egoísmo em todas as frentes;
  6. Manter-se em permanente luta (atento aos erros);
  7. Encarar o orgulho como um defeito, buscando assim a humildade;
  8. Aceitar críticas, mesmo impertinentes, malévolas e ferinas;
  9. Crer, firmemente, no investimento do presente para o sucesso do futuro;
  10. Crer-se perfeitamente capaz de romper obstáculos, sejam eles quais forem.
É importante acima de tudo que você tenha amor verdadeiro, fé numa força ou energia superior e consciência em relação a vida que você tem hoje. Tudo o que lhe acontece, indubitavelmente tem um objetivo.Perceba o razão, por trás do fato. Ela existe.
...
Acredite, seja em relação a você ou ao outro, tudo o que você faz , diz ou pensa tem influência direta com seu estado atual. 


CARPE DIEM

3 comentários:

Dri Viaro disse...

Bom dia, tenha uma semana abençoada
beijos

Srta. Maay. =} disse...

É hora de reformar . . . de reforma íntima, quanto mais me conheço, mais de mim voce também conhece! PERFEITO SÁ!

Tânia Mara disse...

Sim... hora de refomar!

Tempo de mudança..bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...