quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Somos TODOS brasileiros, SIM!

Cenas do Espetáculo "Somos todos Brasileiros" - UNICIRCO em Campinas (21/09/09) - com a participação de Instituições que trabalham com pessoas com deficiência



Preconceito. Numa tradução livre, podemos entender  um  determinado conceito estabelecido previamente, antes de se conhecer o todo. E quantos preconceitos temos todos nós? Existe algo mais limitante que o preconceito? Existe.
...
Ignorância. E aqui não tem a ver com o significado pejorativo não. Tem a ver com a falta de conhecimento sobre algo. É quando desconhecemos aquilo que nos rodeia e quem nos rodeia.Somos ignorantes quando achamos que uma doença física é transmitida pelo toque ou quando acreditamos que AIDS se contrai num simples aperto de mão ou de um abraço.
...
Somos ignorantes quando desconhecemos os direitos de pessoas com deficiência física. Pior ainda, quando nem percebemos que existe uma deficiência maior que a física. Existe a deficiência moral.
... 
E somos deficientes morais quando ocupamos, sem necessidade e direito, uma vaga de estacionamento reservada a uma pessoa especial. Quando negamos passagem e auxílio a esta pessoa. Pelo contrário, passamos reto e rápido. Aquilo não é conosco. Ignoramos.
...
Somos preconceituosos quando acreditamos que uma pessoa especial é incapaz. Mal sabemos o quanto essas pessoas, realmente especiais, são fortes e são capazes de fazer coisas que muitos que se conceituam como normais, jamais tentaram.
...
E temos exemplos de atletas, artistas, pensadores, físicos, médicos e tantas outras profissões. , Todos nós somos brasileiros, sim.
...
E aproveito para destacar um trabalho maravilhoso da UNICIRCO, a Universidade Livre do Circo, sob direção e comando do ator Marcos Frota. Ele é daquelas pessoas que quando falam, transmitem uma simplicidade, uma humildade, que só aqueles que evoluíram possuem. Sua prece elevada, sua preocupação com todos.
...
Entre 20 e 25 de setembro de 2009, aqui em Campinas, está acontecendo a VIII Semana de Luta das Pessoas com Deficiência - "Nada sobre nós, sem nós". Hoje é o penúltimo dia dessa ação! E o primeiro que você pode considerar para uma maior conscientização de todos nós. Brasileiros!
...
Todos nós podemos fazer mais. Podemos estar mais próximos. Podemos agir com menos preconceito e sermos menos ignorantes.
...
Vamos dar um passo, rumo à solidariedade. Rumo à fraternidade.
...
Aprenda e ensine. Supere os seus limites internos!
CARPE DIEM    

Um comentário:

Srta. Maay. =} disse...

como diz a Ná, uma amiga minha, conheça seus limites &' os ignore!

'Vamos dar um passo, rumo à solidariedade. Rumo à fraternidade.'

beeeijo! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...