domingo, 21 de junho de 2009

Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor!

Circo é uma coisa tão fantástica. Tem o poder de nos transformar em crianças. E as crianças ficam mais crianças ainda, quando estão num circo. Eu, quando criança não tive muitas oportunidades de ir ao circo. Eram tempos difíceis, aquele.
...
Fui uma ou duas vezes, no máximo. E fica na memória o palhaço maluco e principalmente os trapezistas e equilibristas. Eles, para os meus olhos de criança curiosa, eram mágicos. Seres de outro mundo. Aquele girar no ar, de quase cair. Meu coração de criança parecia que iria saltar pela boca. Como se ele pudesse evitar a queda do artista. E como me sentia aliviado quando ele concluia o número. Um herói dos ares!
...
E circo não combina com padrões e nem com seriedade. Quem vai ao circo tem que se despreocupar totalmente com o que alguém pode pensar ou deixar de pensar. Circo, combina com criança! E criança não combina com ideias de adulto.
...
No circo você dá risada alto das palhaçadas do palhaço. Bate palma brincando ou brinca de bater palmas. No circo seus olhos têm outro brilho. É um olhar de quem quer descobrir o segredo do mágico, o encanto dos equilibristas e malabaristas.
...
E a cada evolução, você solta um suspiro admirado! E a cada susto, uma risada pra disfarçar o susto!
...
E não tem coisa mais legal de ver num circo do que criança. E a gente se retrata nela. E começa a se lembrar como você era, quando um dia, sentou-se ao lado de seu pai, de sua mãe, criança ainda, vendo, com aquele olho, tudo o que você agora.
...
Os circos estão mais legais agora. Não têm mais animais! E os artistas estão mais artistas. E o trapezista de ontem? Bem...hoje ele se arrisca mais. Suas manobras são incríveis. E tudo é muito belo num circo!
...
Ir ao circo é o mesmo que voltar no tempo...naquele tempo...ouça, lá no fundo...aquela voz marcante do mestre de cerimônias do circo, convidando você, pequeno ainda...com aquela pergunta, num tom e num sotaque bem característico:
...
"Respeitável público, bem vindo ao maravilhoso mundo do circo...."
...
Que tempos aqueles...ainda bem que ele sempre volta, no olhar de uma criança!...
...
"Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!"
...
Carpe Diem!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...