quarta-feira, 22 de abril de 2009

A razão é sua!

Conforme o tempo passa, aprendemos muito sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre aquilo que nos rodeia. Percebemos mais e tentamos na medida do possível, compreender os contexto dos acontecimentos do cotidiano. Acredito que envelhecer é uma dádiva. Afinal, temos a oportunidade de nos tornamos melhores, conosco e com o próximo.
...
É nesse aprendizado da maturidade que começamos a respeitar mais a palavra "razão". Segundo o Aurélio é "a faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar, ponderar ideias universais; raciocínio, juízo. Também consta lá que é a mesma coisa que bom senso; prudência".
...
Pois é. A medida que ficamos mais maduros avaliamos melhor. Claro que isso não é uma regra. Existem pessoas que envelhecem cronologicamente e não amadurecem. Vivem ainda como um Peter Pan desgarrado ou como um de seus seguidores, um garoto perdido, alimentando-se de suas fantasias, na Terra do Nunca.
...
Eu fico observadndo esse negócio da razão. Por que todo mundo quer ser seu dono. E acham isso e aqui. Eu aqui mesmo, quando escrevo isso, o faço por que acredito que tenho alguma razão para fazê-lo.
E querer ter razão não é nada demais. O grande conflito começa quando queremos impor nossas razões aos outros. A razão é mais ou menos assim:
...
Imagine um prisma sobre uma mesa branca. E esse prisma tem três cores diferentes em suas faces. Ao redor da mesa temos três pessoas, uma de frente para cada face do prisma, que têm cores distintas, sendo uma azul outra amarela e a terceira verde. Pois bem. Se você perguntar a cada um deles, de qual cor eles acreditam que é aquele prisma, cada um responderá respectivamente que o prisma ou é azul, ou é verde ou é amarelo. Afinal, cada um enxerga apenas essa cor.
...
E todos terão razão.
...
Então definimos que a razão é o resultado de dados que temos sobre uma situação, aliado ao nosso bom senso e as nossas experiências passadas, nas mesmas condições. É isso!
...
Por isso, meus queridos, olhem seus prismas da vida, acreditando que outras pessoas estão olhando outra face diferente da sua. Que por mais que você acredite que tudo se resolve do seu jeito, existem outras maneiras de se interpretar e de agir. Lembre-se que muitas vezes as pessoas agem conosco usando as razões delas. E isso não as faz melhor e nem pior que nós. Apenas diferentes!
...
Vamos combinar uma coisa? Da próxima vez que você discordar de alguém, experimente aceitar o ponto de vista alheio. Apenas aceitar. Não precisa seguir, mudar de ideia ou opinião. Apenas aceitar que ela pensa diferente de você e isso a torna única.
...
Parta do princípio que se alguém resolveu se dá ao trabalho de compartilhar algo contigo, mesmo sabendo que você pensa diferente e discorda do ponto de vista dela, significa que este alguém quer ajudá-lo, correndo o risco inclusive, de se indispor contigo. Muitas vezes discordamos e alertamos para melhorar o outro. Esse é o princípio básico do feedback, "melhorar o outro!"
...
Bem é isso. E saiba que você está coberto de razão! Sempre. Ah! Os outros também! Combinado?
...
Fazia tempo que não aconteciam coisas por aqui...nisso vocês têm toda razão!

3 comentários:

Srta. Maay. =} disse...

Apenas aceitar que ela pensa diferente de você e isso a torna única.

você me ensinoou, &' nisso você tem razão . . . ameei o post &' sempre um prazer vê-lo por aqui . . . afinal, sempre tem algo acontecendo! beeijos. risos &' pipocas!

A.Lanzi disse...

De verdade...
É muito verdade,o que vc colocou.
Infelizmente,raciocinar,racionalizaa,realizar...são verbos mal conjugados ou,jamais conjugados,por muitos.
Geralmente,os que mais precisam pensar,sobre tudo,nem lembram que possuem cérebro.rs
Bjks!

Mulher Arquitetando disse...

Olá Sá,,,,te amo.....faz tempo que não escreve....sinto falta dos seus textos, sempre tem algo acontecendo.....
Sábado por exemplo foi um dia muito especial.....e nós amamos você!
Eu o Pepê, a Sandy e a Fê....e tantas outras pessoas.....
Beijos
Princesa da Lua

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...