terça-feira, 24 de março de 2009

A Hora do Planeta - O dia em que ele viu tudo!

Sessenta minutos pelo Planeta Terra!
Chegou a hora de parar de fingir que isso não é com você. Que não é com a gente. É como no tempo em que éramos crianças, naquele dia em que fomos pegos no flagra, pela professora, bem na hora em que estavámos jogando aquela bolinha de papel no amigo. Um sorriso sem graça e um "desculpe fêssora" entre os dentes.
O Planeta Terra nos pegou no flagra, jogando latinhas pela janela do carro, nas rodovias nas cidades, no seu bairro.
E percebeu, bem na hora, que esquecemos a torneira aberta, enquanto fazíamos a barba, cantarolando uma canção do Jota Quest ou de uma banda qualquer.
Ele notou o exato momento em que litros e litros de água desciam ralo abaixo, naquele banho de horas....
E você acredita que ele chegou bem na hora, em que todas as luzes de nossa casa estavam acesas! E nós, sozinhos, na sala.
Ele percebeu que não reciclamos nada, misturamos lixo orgânico com recicláveis.
Ele também notou que nada está sendo feito para recolher as lâmpadas fluorescentes queimadas, vendidas aos milhões país afora! Todas com mercúrio, que acabam em aterros, rios e mares.
Sem que percebessemos, ele viu a montanha de sacolas plásticas que produzimos e jogamos na natureza, pura e perfeita. Os bichos que extinguimos o ar que poluímos.
Ele ficou abismado com a nossa coragem e ousadia de pegarmos o carro na garagem e rodar dois ou três quarteirões pra comprar pães e claro que ele percebeu que nem levamos uma sacola retornável. Afinal, a de plástico da padaria serve pra jogar aquele lixo, todo misturado, lembra?
Ele está até agora sem entender, como somos capazes de ser tão desligados e descuidados com nossa própria casa. Que nem notamos que ela precisa de cuidados, de atenção. E o colapso está logo aí. Batendo à nossa porta!
Ele viu como somos capazes de desmatar, queimar, destruir, poluir, desperdiçar, extinguir, descuidar, enfim. Ele viu tudo! E agora nos faz um pedido. Um pedido simples e direto.
Pensem em mim. Por uma hora! Agora, pensem todos juntos.
Ele escolheu o dia de nossa reunião mundial para reflexão:
Sábado, 28 de março de 2009, das 20 horas e 30 minutos as 21 horas e 30 minutos.
Neste dia nós desligaremos tudo e evitaremos consumir qualquer coisa desnecessariamente.
Vamos apagar as luzes, evitar usar água, desligar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Deixar o carro na garagem. Aquietar-se. Refletir. Conscientizar-se.
Veja como é ficar uma hora "impedido" de usufruir daquilo que o Planeta nos oferta de bom grado e igualmente. Reflita como nossos filhos e netos viverão sem esses recursos.
Mais informações sobre a mobilização organizada por aqui pelo WWF - Brasil:
Ah! Você pode continuar fingindo que nada está acontecendo. E que isso não tem nada a ver com você.
Acredite! Tem algo muito sério acontecendo, com o nosso mundo. Com o nosso Planeta. E somos responsáveis por essa verdade inconveniente!
Reflita conosco, nesta "Hora do Planeta" !

5 comentários:

Tart's disse...

Amei!
Parabéns Sá!!

Beijos!

Srta. Maay. =} disse...

já estou imprimindo pra TODO mundo! (:

Carlos disse...

Esse texto poderia ser o texto oficial da campanha, Sá!

Perfeito!

Tratando de espalhar a mensagem.

Abraço!!

disse...

Sá é nisso que acredito, que juntos possamos mudar o mundo! LINDO o que você escreveu... Obrigada por SER quem você É! Eu não tiro uma virgula desse texto maravilhoso... O meu planeta, o nosso planeta precisa de pessoas assim, como VOCÊ!

Grazi disse...

Estou nessa! o/


Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...