quarta-feira, 25 de março de 2009

A Hora do Planeta - Nós podemos!

Essa foto do Pantanal é magnifica! E a Natureza nos presenteia com sua plasticidade, beleza e encanto. E tudo isso é nosso! Está aqui no nosso Brasil! E sabe o que é mais incrível, que temos belezas como estas espalhadas pelo país inteiro. Somos um país rico em recursos naturais. Muito verde, muita água doce, muitas praias. Aves que cortam o nosso céu. Peixes nos rios. Os animais das florestas! Insetos que equilibram o sistema! Tudo em perfeita harmonia!
...
Podemos perder tudo isso. Vocês sabiam? Tudo. Pois é! Nós podemos!
...
Tem uma outra coisa que também podemos fazer: Preservar e utilizar de maneira inteligente os recursos disponíveis. Compartilhar mais. Sim! Nós podemos! É fácil. É só começar!
...
Talvez você pense que esse lance de preservar seja algo muito complicado e ligado a políticas de governo e que você é apenas um, no meio de bilhões de habitantes. Pense diferente! Você será um menos a desperdiçar, poluir, usar de maneira incorreta o que a natureza lhe oferece. Vamos lá!
...
Nós Podemos!
...
Algumas dicas bem simples pra você começar um novo hábito:
...
Quanto ao consumo de energia elétrica
  • Aproveite ao máximo a luz natural, evitando acender as luzes de sua casa ou escritório desnecessariamente;
  • Evite deixar luzes acesas em ambientes que não esteja sendo utilizado;
  • Crie o hábito de desligar das tomadas seus aparelhos eletrônicos, microondas, diminuindo assim, o seu consumo;
  • Priorize eletrodomésticos e eletrônicos mais econômicos (geladeiras, freezers, condicionadores de ar, secadores de cabelo, chuveiros elétricos, etc.);
  • Mantenha a geladeira sempre limpa (congelador) e suas prateleiras aramadas, livres (sem aquelas toalhinhas ou paninhos) para que o resfriamento seja mais prático e com isso, consuma menos energia;
  • Em estações mais frias regule a temperatura da geladeira para aquela indicada pelo fabricante, para esta estação;
  • Seja breve no banho e regule a temperatura adequada a estação do ano. Lembre-se que o Brasil é um país quente e com um pouquinho de esforço e boa vontade, em dias mais quentes, você consegue tomar banho na temperatura ambiente.
  • Substitua suas lâmpadas incandescente por fluorescentes, que são muito mais econômicas (confirme na sua cidade se existe política de descarte e reciclagens para essa modalidade de lâmpada).
  • Evite deixar computadores ligados, sem uso. Principalmente seus monitores que são responsáveis por maior consumo. Utilize-se de "sistemas de economia" que já vêem previstos em suas máquinas;
  • Evite lavar roupas todos os dias. Acumule a quantidade prevista para o modelo de sua lavadora (consulte o manual) e lave-as de uma vez. Obedeça os ciclos de lavagens previstos para os tipos de roupa e modelo de máquina;
  • Roupas leves, com pouco uso e sujeira, podem ser lavadas manualmente, sem problemas.
  • Utilize condicionadores de ar, somente quando necessário e de maneira inteligente. Sempre é bom ter isolantes térmicos, pra que a temperatura seja mantida.
  • Em empresas, quando previstos mais de um condicionador de ar, evite trabalhar com capacidade reduzida. Isso aumenta o consumo, ao invés de diminuir. Respeite o dimensionamento feito pelo engenheiro, arquiteto ou empresa fornecedora. Saiba que quando atingido a temperatura desejada, os condicionadores desligam automaticamente.
  • Instale na sua empresa ou em alguns ambientes da casa ou do prédio, pouco frequentando (garagem e corredores, por exemplo) sensores de presença. Ou seja, as luzes só permanecerão acesas, quando pessoas forem detectadas.
  • Em fachadas luminosas, instale timers, que após programados ligam e desligam automaticamente, evitando assim desperdício de energia, por alguém esquecer de apagá-las;
  • Use energia elétrica com consciência e ensine os seus filhos ou seus pais a fazerm o mesmo.

Amanhã falaremos sobre o uso adequado da água e do automóvel.

Como vocês podem percber, é muito simples fazer algo. Viram? Se sempre tem algo acontecendo e nós podemos fazer algo, pra reescrever esses acontecimentos! Depende só de nós! Como você já sabe:

Nós Podemos!


2 comentários:

Diana Valentina disse...

já me cadastrei.
acredito sim, que podemos mudar muita coisa.
basta querer.
=*

Srta. Maay. =} disse...

o planeta terra tá gritando, &' soh qm escuta é o Sá?!

ainda beem qe ele tbm sabe gritaar!

Adoooro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...