sexta-feira, 27 de março de 2009

A Hora do Planeta - Apaixonados por carro?



Brasileiro adora carro. Brasileiro é apaixonado por carro! Essa frase, dita em comercial fica ótima! Agora, no dia-a-dia seria bom que fôssemos menos apaixonados e dependentes do nosso carro, não é mesmo?
...
Claro que a comodidade e tranquilidade de ir e vir, com seu próprio carro, para os lugares facilita e muito a vida de qualquer um.

...
A frota de veículos no Brasil, por diversos fatores, cresceu muito nos últimos tempos e hoje estima-se que temos mais de 25 milhões de carros circulando em nossas ruas. Nos tornamos o sexto produtode de veículos, em meados de 2008 e somos a décima frota do mundo, em volume.
...
Os EUA, com a maior frota mundial, têm cerca de 244 milhões de carros, o que dá 1,2 veículo por habitante, segundo as estatísticas divulgadas em agosto de 2008. Os dez países com maior frota (incluindo o Brasil) somam quase 600 milhoes de veículos em circulação.
...
Com números tão grandiosos assim, só poderíamos estar na situação que estamos mesmo!
...
Prometo, a partir de agora não falar mais em números! Vamos falar de coisas práticas. E pra que você continue sendo como todo brasileiro (?), apaixonado pelo seu carro, sugiro que cuide também do lugar, onde ele circula, ou seja, do seu Planeta.
Por isso, reuni aqui algumas dicas bem simples e de fácil aplicação, para que com um pouco de boa vontade e esforço, consigamos contribuir para a melhoria do ar e da qualidade de vida no nosso Planeta! Vamos lá!
  • Sempre que possivel, vá de bicicleta ou à pé aos lugares. Além de fazer bem à sua saúde você contribui para a melhoria do ar, que respiramos!
  • Sempre que possível, utilize transportes coletivos. Descubra as linhas que atendem às suas necessidades.
  • Em cidades que tenham metrô e trens de superfície, utilize-os com mais frequência.
  • Programe com antecedência as suas saídas de carro. Veja se as outras pessoas da sua casa não precisam de algo da rua. Assim, você evita várias saídas desnecessárias.
  • Pegue ou dê carona. muitas vezes aquele vizinho seu do prédio ou da sua rua vai para a mesma região que você. Ou pelo menos, próximo dela. Aproveitem a oportunidade para conversarem.
  • Organize revezamentos de carros, quando possivel, pra ir à escola ou ao trabalho, com os seus amigos.
  • Dê sempre preferência aos transportes coletivos (fretados para universidade, trabalho, etc. etc.). Sempre tem uma linha que passa pertinho da sua casa. Se não tem, organize um grupo. Compartilhe mais.
  • Evite tirar o carro da garagem para percorrer distâncias pequenas (entre 500 metros e 2 quilômetros). Com algum esforço você percorre tranquilamente essas distâncias e até um pouco mais, com o tempo e hábito.
  • Revise sempre o seu veículo, pois um carro regulado consome menos combustível e polui menos.
  • Na hora de comprar ou trocar de carro, dê preferência aos bi-combustíveis e na hora de abastecer prefira os biocombustíveis.
  • Ao circular, respeite as trocas de marchas do seu motor. Andar com o carro em marcha errada, além de aumentar o consumo de combustível, interfere no arranque e velocidade do seu carro. Em carros automáticos, isso é bem mais simples, por que o controle é interno.
  • Evite ficar acelerando, quando estiver parado no sinal de transito (semáforo ou farol).
  • Em paradas mais longas, desligue o carro. Isso evitará a queima desnecessária de combustivel e a emissão de poluentes.
  • Evite fazer alterações mecânicas no seu carro que o levem a consumir e poluir mais. Se deseja um carro esportivo, compre um com essas características ao invés de transformar o seu.
  • Por fim, use o bom senso sempre e faça do seu carro uma comodidade e não uma arma poluente.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como cuidar do nosso Planeta, vamos dar uma voltinha, pra ver o que anda acontecendo por aí?

A pé! Combinado?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...