quinta-feira, 26 de março de 2009

A Hora do Planeta - Água de beber!

Água de beber...
"Água que nasce na fonte, serena do mundo, e que abre um profundo grotão". Essa frase é um trecho da música Planeta Água, de Guilherme Arantes. Vale a pena conferir ela inteira.
...

Vou evitar falar de algumas coisas mais óbvias como que a Terra, na verdade é muito mais água (cerca de 70%) que terra, que nosso organismo também tem muita água e que a maior parte da água (entre 95% e 97%) do mundo não pode ser consumida (salgada).
...
Vou evitar falar também que estamos, aos poucos, ficando sem esse recurso precioso e essencial a vida, chamada ÁGUA.
...
Percebemos que a situação está ficando realmente crítica. E claro que podemos fazer algo. Claro! Esta verdade é tão límpida como uma água de ribeirão. É bom lembrar que tudo começa em você. E os hábitos podem ser estimulados, divulgados, perseguidos. Vamos lá! Vamos começar hoje a fazer algo pelo nosso Planeta Água!
...

Por isso, reuni aqui algumas dicas tão preciosas, quanto a água de nosso Planeta, para que façamos à nossa parte:

Ao lavar a louça, organize-a antes, eliminando os resíduos maiores, e divida em duas etapas. Limpe e ensaboe e depois enxágue de uma só vez.
.
Evite lavar louça com a torneira ligada continuamente, enquanto passa o detergente. Além de ineficiente, você acabará desperdiçando detergente e água.
.
Lave primeiro a louça leve e a menos suja. Deixe panelas ou utensílios engordurados ou com sujeira mais pesada para o final.
.
Jamais, jogue óleo de cozinha na pia, muito menos no lixo ou terreno baldio. É altamente nocivo ao solo e a água. Procure na sua cidade empresas que fazem reciclagem deste material. A prefeitura e os sistemas de busca da internet serão bem úteis nesta procura.
.
Beba água filtrada. A grande maioria das cidades tem estações de tratamentos adequadas e existem parâmetros de qualidades a serem seguidos pelas companhias de água. Ou seja, é desnecessário comprar água de galões. Além do alto custo, ainda não temos garantia alguma quanto à higiene no manuseio da água e das embalagens.
.
Um fato importante sobre a água da cidade é que ela contém flúor. Águas minerais embaladas não.
.
O bom e velho filtro de barro ainda é o mais eficiente no processo de filtragem e está comprovado que é mais que suficiente para manter a água adequada ao consumo. Claro, que em casas ou prédios com caixas-d'água, devem ser efetuadas as limpezas periódicas e o correto vedamento das mesmas.
.
No banho, seja breve. Nada de ficar cantando todas as faixas daquele disco preferido. Você pode continuar sua seleção musical, enquanto se seca e se troca.
.
Durante o barbear ou escovação de dentes mantenha a torneira desligada, quando não estiver em uso.
Dê preferência ao vaso ou bacia sanitária com caixa acoplada, que já acumula a quantidade necessária à higienização, quando acionada.
.
Lavar calçadas, quintal e o carro devem ser feito com muito critério. Evite ao máximo! Quem tiver condições e espaço, crie reservas de água da chuva, para uso externo.
.
A construção de poços artesianos, devem seguir as normas dos órgão reguladores e devem ser comunicados a prefeitura local.
.
Verifique periodicamente as instalações hidráulicas, identificando possíveis vazamentos.
.
Evite lavar roupas em pouca quantidade. Siga as instruções do fabricante de sua máquina de lavar, evitando assim o desperdício de água. Lembre-se que a máquina tem programas automáticos de acúmulo de água, compatível com sua capacidade máxima.
.
Quem tem piscina, mantenha-a sempre limpa e siga as instruções de limpeza e conservação, que certamente diminuirá o consumo de água.
.
Nada de jogar lixo nas ruas, pois vão para os bueiros, esgotos, rios e poluem a água que você bebe. Isso aumenta o consumo de energia, para tratar essa água que você mesmo poluiu. E antes de ser tratada, mata todo o sistema de vida daquele rio poluído.
.
Lembre-se! Tudo tem conseqüência. Seja inteligente e consciente com o consumo diário de água.
.
Denuncie aos órgãos públicos de sua cidade sobre situações de acúmulo de detritos nos rios de sua cidade.
.
Denuncie também aqueles que costumam deixar lixos pelas calçadas.
.
Vá à imprensa local, se necessário! Acredite. Você tem voz e será ouvido!
.
Falamos tanto de água, que me deu até sede! Acho que vou beber um pouco desse líquido maravilhoso e mágico, chamado água. O líquido da vida!
.
Afinal, tudo na natureza depende da água. É a nossa fonte!
.
Agora é contigo! Vamos lá! Ah! Falamos sobre o uso do automóvel amanhã combinado?
.
E neste Planeta Água, sempre tem algo acontecendo.

(Se tiverem mais dicas legais sobre os temas discutidos até aqui, coloquem nos comentários, combinado?)

Um comentário:

Mulher Arquitetando disse...

É isso aí Sa, vamos fazer a nossa parte, e se todos fizerem, com certeza vamos ter um mundo melhor!
Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...