terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O mistério das palavras...

Ando intrigado ultimamente como as palavras são ouvidas como o desejo de cada um. Aliás, são ouvidas e pronunciadas. E pra ser sincero, ando bem cansado de falar certas coisas para algumas pessoas e elas entenderem tudo ao contrário.

Aprendi que a comunicação é responsabilidade de quem a transmite. Também temos alguns filtros pra receber a mensagem. Ora distorcemos, omitimos ou generalizamos, na nossa comunicação.

Quando comunicamos algo, levamos em conta, nossa cultura, nosso estado emocional, nosso envolvimento com a situação,nossa impressão sobre o asusnto e a pessoa, e por aí vai.

E com certeza devo estar falhando e muito ultimamente. E ao mesmo tempo, fico impressionado como cada pessoa ouve aquilo que lhe convém e da maneira que lhe convém.
...
Partindo do princípio que sempre queremos o bem daqueles que amamos e que pensamos no melhor para o bem comum, seria justo que agissemos apenas para o bem realmente. Que falassemos coisas que elevassem e que levassem em consideração o melhor cenário para cada um. O mais surpreendente em tudo isso é que cada um entende como quer...e simplifica os nossos sentimentos e intenções...Desconsidera as obviedades e tantas outras coisas.


O engraçado é que nestes dias muitas situações surgiram ao meu redor. E todas pediam um posicionamento e em todos me posicionei. E o legal foi observar o desenrolar de cada situação. Cada um fez sua leitura, seguiu seu caminho e julgou o outro como quis. E o mais incrível de tudo é que antes disso tudo, eu tava quietinho, no meu canto, cuidando de tantas coisas que sempre acontecem.
...
As pessoas grandes são engraçadas, diria o Pequeno Prinicpe para mim, numa hora como esta. Verdade, meu querido, as pessoas grandes são realmente engraçadas.
...
Elas disfarçam algumas irresponsabilidades em frases simples e o pior, em simplificações que sem que percebam, machucam o outro. Machucam a si mesmas.
...
As palavras são mágicas e sempre foram companheiras presentes em minha vida. E adoro os seus mistérios.
Acredito que amanhã algumas coisas estejam diferentes, outras nem tanto. E o que nos resta mesmo é confiar que, cada um à sua maneira, interprete as palavras alheias com o coração. O pensamento deve mesmo ser diferente. Pois neste ponto reside a beleza do ser humano: sua pluralidade.
...
E as pessoas precisam acreditar sempre e serem honestas consigo e com o outro. Lembrar que sempre tem alguma coisa acontecendo. E a comunicação hoje flui, de várias maneiras. Aqui é uma delas...que eu aprecio, faço uso e me identifico.
...
Agora...aqui entre nós...nada substitui o bom e tradicional olho no olho. Adoro conversar com alguém pessoalmente. Nem telefone, nem celular, nem e-mail e nem blog...Gosto do contato..Esse sim, revela e esclarece muitas coisas...
Nos faz sentir bem e seguros. Me faz, pelo menos.
...
Enquanto as palavras brincam por aí...saibam que alguma coisa está acontecendo neste momento...

Um comentário:

Srta. Maay. =} disse...

a conversa quando olho no olho você consegue conversar também com o corpo o que revela muito mais que as belas palavras. Lindo post! (:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...