quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Prosear...

Segundo o Aurélio:
Prosear: Falar muito; conversar fiado; conversar sem nenhum compromisso;bater papo;tagarelar.

Segundo dois amigos antigos, num canto tranquilo do mundo
Prosear: Viajar nas idéias e nas palavras. Encantar-se em causos. Dividir sonhos e devaneios. Falar do natural e do sobrenatural. Integrar-se.

Segundo dois jovens executivos, preocupados com o próximo contrato
Prosear: coisa de gente antiga, quase caipira, que não tem noção de quanto vale o tempo. Desperdício total de criatividade. Coisa de gente à toa.

Exceto a definição do Aurélio, as definições foram imaginadas por esse moço aqui. Talvez nem seja tão romantico assim, no caso dos dois bons e velhos amigos e nem tão frio assim, no caso dos dois jovens executivos, cheios de vontade de construir o mais rápido possível o seu patrimônio.

Uma coisa é fato. Eu gosto de prosear. Nem sou tão velho assim e nem tão desocupado. Pelo contrário, sempre tenho mil coisas pra fazer! Acho o máximo sempre ter muitas coisas pra fazer. Nos torna produtivos e úteis ao mundo.

Agora sobre a prosear...
É tão bom que deveria ser obrigatório. Aquele conversar fiado. Pode ser regado a uma cerveja (em São Paulo), a um chopp (no Rio), um tereré (no centro-oeste), chimarrão (no sul), água de côco (nas praias), a uma cachaça (no interior do país, especialmente Minas e São Paulo) e por aí vai...

Também pode ter música de fundo. Um bom samba (pro carioca), um bom POP (pro paulistano), uma MPB (para qualquer lugar no Brasil), uma moda de viola (pro interiorano) e tantos outros ritmos regionais que temos por esse país, mais que bom de prosa!

Prosear numa praça arborizada é legal. Pode ser na varanda de casa, na sala do apartamento. Até na calçada. Cadeiras pra fora ou sentados no chão mesmo. Prosa coletiva, roda de amigos! Coisa boa!

Independente do lugar ou dos acompanhamentos, o bom da prosa é o outro. Isso mesmo. A prosa só é boa, quando temos do outro lado uma outra pessoa boa de prosa. E o legal da prosa é que tem toda uma magia envolvida.

Prosa boa tem que ter discussão sadia e mudança de assunto constante. Tem que ter um bom ouvinte. Se for espirituoso, melhor ainda. Tem que ter crença total no outro. Afinal, pode surgir uma história fantástica no meio da prosa e se o ouvinte for muito incrédulo acabou a prosa ali mesmo.

- Pára seu moço! Agora você foi longe demais com essa prosa! Deixa eu ir que tá tarde!.
Pronto. Adeus prosa!

O bom proseador é um sujeito que olha bem e ouve melhor ainda! Adora perguntar sobre o desenrolar da prosa:
- E aí? Como foi que se resolveu? Não me diga que!...
E com essa curiosidade estimula o contador do causo ou dono da prosa a caprichar nos detalhes.

Com tanta correria, deixamos de lado tantas coisas boas.
Agora a prosa ao vivo e à cores, tem a concorrência da internet. A prosa cibernética!. É uma prosa educada. Por que um escreve, o outro lê e depois responde e por aí vai.
Tem a prosa-videoconferência. O outro tá lá do outro lado do mundo ou da tela e proseia olhando no olho do outro.

Na verdade, prosa é prosa. E se ela for sem muito sentido, melhor ainda! Por que discussão séria a gente faz em reunião de empresa, de família, de casal. Prosa tem que ser amena. Viajada!

Então meu amigo. Vamos prosear!

Tem um amigo aí! Puxa dois dedos de prosa com ele.

Sabe aquele vizinho do lado ou da frente? Isso, aquele que faz 5 anos que vocês moram no mesmo andar e o máximo que conseguiram fazer um para o outro foi dispensar um olhar rápido, ou um aquele bom-dia protocolar, naquela vez que se encontram no elevador. Puxa uma prosa com ele! Garanto que vai se surpreender!

Enfim, seja ao vivo ou seja na internet cultive o hábito salutar de prosear!

Por falar em prosa. Olhei na janela aqui, céu nublado, temperatura boa...tem uns pássaros cantando numa árvore aqui perto. Nossa! Me lembrou aquele diaem que eu, numa viagem, que fiz ao Pantanal e...

Bem...isso é outra prosa! Se alguém desejar prosear de verdade, eu continuo esse causo, que é pura verdade! Uma coisa eu garanto: a prosa é boa!

Até mais! E boa prosa!

3 comentários:

Aninha *** disse...

adoro prosear , de deixar passo horas e horas , com grandes amigos e minha amigona que tah em Portugal, costumo me limitar a net, normalmente falo olhando nos olhos da pessoas coma ajuda da web cam , é legal ...

beijos Aninha***

mia disse...

Ah moço! se você aparecer por essa paraíba velha, tem um nego aqui em casa que vai te segurar na prosa.

abraçÃO!

Gleice disse...

Nada como prosear, jogar conversa fora, falar sem se preocupar! Muito legal o texto, parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...