segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Nossos Castelos


Castelo, segundo definições dos dicionários e enciclopédias é uma edificação cuja finalidade é a proteção de um território e do povo que nele habita. Pode ser considerado também como uma "residência fortificada", uma vez que os reis e seu seguidores próximos, senhores feudais (dominantes de determinadas regiões), e a burguesia (em caso de guerra) poderiam se abrigar no mesmo ou até mesmo fixar residência, no caso dos primeiros.

Creio que a maioria das pessoas já viu um castelo, seja num filme, numa foto ou então no desenho singelo acima.
E o que isso tem a ver com o nosso post de hoje? Tem tudo a ver.
Gostaria de falar dos castelos que construimos, que nos protege de inimigos(?) inúmeros.
...
Os belos castelos
Alguns têm por hábito constuir castelos lindos. Baseiam-se na aparência e por isso estão sempre, esteticamente muito bem. Roupas de grifes, cabelos impecáveis e todos os adereços possíveis para que realmente a "construção" impressione. Este castelo tem como característica principal a sua fragilidade. Um pequeno "ataque" as bases de defesa e pronto, o castelo cai por terra.
...
A preocupação com a aparência é tamanha que pouco se investe em valores sólidos, que norteiam o desenvolvimento de qualquer ser humano.
....
Os fortes castelos
Outros têm por hábito a auto-preservação. Para isso, constroem castelos, com forte muralhas, praticamente intransponíveis. E essa arquitetura baseia-se em caras carrancudas, pouco diálogo ou nenhum, indelicadeza, comportamento preconceituoso e muito arcaísmo.
Geralmente o construtor do castelo, já desgosta de algo por princípio. E quem perde? Ele mesmo.
Provavelmente perde inúmeras oportunidades de conhecer pessoas interessantes. E o pior, jamais se faz conhecer. Cresce e desenvolve-se em amarguras e sentimentos miúdos.
...
Os nobres castelos
São construções baseadas no bom gosto e principalmente no bom senso. Lá entram pessoas novas, que tenham algo a acrescentar ou aquelas que necessitam de valores e estão dispostos a encontrá-los lá.
...
A solidariedade e o amor está disponíveis em cada tijolo do castelo construído. Embora sofra alguns ataques, a capacidade de reposição e reconstrução deste castelo é imensa. Ou seja, até que não é tão ruim correr alguns riscos, uma vez que na maioria das vezes os ganhos são tantos.
...
E cada um, constrói o seu castelo como deseja. Ele pode ser belo, forte ou nobre.
...
É um decisão que cabe ao construtor ao longo de sua vida. E o bom de tudo isso é que você pode mudar o estilo de seu castelo a qualquer momento. Acrescentando materiais nobres (caráter, boa fé, amor, etc.), mão-de-obra qualificada (amigos, parceiros, familiares, etc.) e objetivos agregadores (solidariedade, melhoria individual e do próximo, etc.).
...
E como sabemos que sempre tem algo acontecendo, que tal começarmos hoje a melhorar o nosso castelo? Fazer dele, algo que você e seu povo (amigos, familiares, colegas de trabalho, simpatizantes) tenha orgulho e que seus inimigos respeitem?
...
Por isso, eu , Rei do Reino onde "Sempre tem Algo Acontecendo" decreto que hoje, todos os castelos terão o direito de serem melhorados, repaginados e elevados a grandeza que cada um merece. O prêmio será a tranquilidade, a paz e a segurança de ter seguido o melhor caminho. E tenho dito!
...
Até o próximo comunicado real!

3 comentários:

Helen disse...

Adorei o post de hoje, Sá!
Às vezes estamos tão preocupados com a aparência que esquecemos do que realmente importa.
Temos que tomar cuidado para que nosso castelo não seja frágil como a casinha de palha dos Três Porquinhos, que no primeiro assopro do Lobo saiu voando, deixando-os desabrigados.

;)

Sandy disse...

Hum...Conheço esse castelo de algum lugar...
muito saber que meu simples castelinho rendeu tamanha inspiração pra este post..
bjaum pai-irmão

Aninha disse...

Esses castelos estaum mais presentes nas pessoas do q pensamos , ai vc vem e define com a mior naturalidade do mundo ... como se falasse o que nós pensamos , ou pelo enos eu ...

a cada poste seu eu me surpreendo mais e mais ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...