quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Músicas escondidas...(ou o poder da mídia?!)

Que o Brasil é um celeiro cultural, ninguém duvida.
E que cada um ouve o que quer, também ninguém duvida.
Hoje quero aprensentá-los 5 talentos que admiro e acompanho, cada um com suas caracterísiticas e com alguma coisa em comum, são todos praticamente desconhecidos do grande público (ou do público que acompanha a mídia, pelo menos).

Ceumar - Uma mineira delicada, aguerrida, com uma voz melodiosa que dá um toque todo especial para cada canção. Aos poucos vai se mostrando, crescendo e aparecendo. Tem 3 trabalhos lançados, todos honestos e belos (Dindinha, Sempre Viva! e Achou). Quer conhecer mais? http://www.ceumar.com.br/

Titane - Outra mineira especialmente encantadora. Interpretações peculiares e pessoais a cada música que escolhe. Talento raro. Com vários trabalhos lançados e destaque para Inseto Raro e Sá Rainha. Que tal conhecer mais? http://www.titane.com.br/ana/

O Teatro Mágico - Banda, trupe circense, companhia de teatro, sarau de poesia, o que será isso? Bem, o Teatro Mágico é tudo isso e muito mais. Um show para raros, um segundo ato à parte. Fernando Anitelli, com sua irreverência e veia poética, conduz muito bem esse grupo, cheio de talentos. Vale à pena ir num show dessa turma. Criança livre! Legal cantar junto. E o público deles é delicioso. Ficou curioso? Então entra aqui: http://www.oteatromagico.mus.br/novo/

Nô Stopa - Menina meiga, filha de músicos, talento e voz ímpar. Essa menina é tudo de bom. Letras que brincam com as palavras e versos. É muito legal a maneira como ela veste seus poemas e de seus amigos compositores. Quem sabe ainda não caio nas graças dela e algum poema meu vira música dela.... Não resista e visite o perfil dela no "MySpace":

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=81962604

Xangai - Esse é um veterano. Eugênio Avelino. Trovador do cancioneiro nordestino. Adora uma cantiga, uma canção. Canta as realidades do nordestino, da beleza e graça da natureza e do encanto das relações. Esse homem tem uma voz, que por sí só já é um instrumento. Num primeiro momento, você estranha pra caramba e depois se envolve no seu cantar. Aqui você pode conhecer um pouco mais da história desse baiano cantor/cantador: http://www.mpbnet.com.br/musicos/xangai/

E todos ele s têm outra coisa em comum. Músicas belíssimas no seu repertório. É impossível você não se encantar com Zensider (por Titane), com Soneto ao temporal (por Nô Stopa), com Pequenina ou Fábula Ferida (por Xangai), com Realejo ou Ana e o mar (por Teatro Mágico), com (por Ceumar).

E a gente se pergunta, como é que tanta gente boa (citei só 5 delas e são centenas, milhares!) fica escondidinha do grande público. E a aí a gente fala no impulso: É a mídia. É o poder econômico ou é o interesse das gravadoras.

Na verdade, pode ser tudo isso sim e pode ser que seja também que é melhor seguir os outros. É mais fácil.

É mais fácil ouvir a música da novela, o costume desse ou daquele. Aceitar o que nos dizem a ter que pensar no que queremos ouvir. Não é mesmo?

E isso nos remete a outra questão, que venho matutando aqui. No caso de nossa amiga Eloá, foi dito que a culpa foi da mídia (também). Sua influência pode ter atrapalhado tudo. Onde ja se viu? entrar no ar com um sequestrador. É um pouco demais (ouvimos ou lemos por aí).

Quer saber? A culpa é de todos nós. Que perdemos a noção da realidade. E tudo pra nós é fantástico, informação e interatividade. No fundo, tudo aquilo, pra grande maioria era um grande "divertimento" (com o perdão da crueldade). A audiência de todas as TVs estavam lá em cima, durante o "evento". E a culpa ainda é da mídia? Ok...

Meus queridos, temos o poder de decidir o que se transmite, o que chega aos nossos olhos e ouvidos e principalmente do que sai pelas nossas bocas. Basta uma decisão.

Sabe o pior de tudo? Que se amanhã acontecer algo similar. Agiremos da mesma forma. Não repudiaremos uma cobertura sensacionalista, pelo contrário ficaremos fuçando que nem malucos, nos canais de TV, procurando, buscando na internet e em qualquer lugar.

A culpa é da mídia...ok...ok..

Com carinho

3 comentários:

Helen disse...

Todos lindos...
Ceumar, Nô, Titane, O Teatro Mágico... ai, como eu amo!
Bem que a mídia poderia 'soprar' aos quatro ventos todos eles!

Nathalie disse...

Samuca, conheci o Teatro mágico há cerca de um mês...
Fui assisti-los, sem ao menos conhecê-los, num show que fizeram em minha cidade.
Depois disso simplesmente me apaixonei! Que mistura de ritmos e instrumentos maravilhosa!E que qualidade !
Pena que a mídia só propaga o que lhe intere$$a né?!

P.S Muito legal seu blog! Muito inteligente!

Um forte 4!

FeGa > Fernando Gaebler disse...

#desligaglobo


Alguns dos motivadores desta Campanha é a Globo:

- Tornar normal um homem trair sua esposa, com uma suposta "mulher invisivel" avião (Luana Piovani).Assim tudo bem (segundo o seriado).
- Tem a ver com tornar o estupro válido, se for para mulher feia (ela deve é ficar feliz por alguém ficar com ela, segundo um quadro do Zorra Total.
- Tem a ver com tornar normal traição, desrespeito de filhos com pais, roubar, chantagear e por aí vai, em suas novelas e seriados.
- Tem a ver com o desrespeito com as culturas regionais, como faz Cordel Encantado (Que nada tem de cordel e muito menos de cultura nordestina. Apenas um bando de atores falando um nordestinês que só existe na Globo)
- Tem a ver com a manipulação da notícia e geração de fatos
- Tem a ver com o abuso de cenas reais de violência. Vide o massacre das crianças no Realengo, RJ, onde a Globo filmou e veiculou cenas das crianças sendo assassinadas em programas como Ana Maria Braga e por aí vai ou o sequestro de um onibus no Rio;
- Tem a ver com o desrespeito com o torcedor que há 15 anos atrás ia ao estádio às quarta-feiras, as 21 horas, depois as 21:30 e hoje as 22 horas, por que a Globo dita o inicio conforme sua conveniência e que se lixe quem vem tarde pra casa e trabalha no dia seguinte.

link http://www.facebook.com/event.php?eid=231546043553083

Abaixo rede bobo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...