quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Frutas molecas



Caras lambuzadas e pernas cruzadas
Sentados alegres, no chão de um terreiro
Entre mordidas, barulhos e risadas
Uma fruta desperta o sorriso faceiro
...
Amora ou manga? - Melancia primeiro!
Respondem os donos das roupas manchadas
- Mancha de fruta, sai no aguaceiro!
Respondem as mães já acostumadas
...
Mexerica azedinha e abacaxi bem docinho
Melancia vermelha e o chão molhadinho
Viagem no tempo, lembranças sapecas
...
Colhidas no pé, eu sinto o gostinho
Da amora, da manga, bem perto do ninho
O gosto de infância das frutas molecas!




Certamente, todos vocês já brincaram e se lambuzaram com alguma fruta moleca. Talvez ainda não soubesse que existia essa família das frutas. Pois é. Existe!
...
As frutas molecas têm como caracteristica principal a de fazer bagunça. Quando consumidas, elas sujam chão, roupas, lambuzam caras e bocas. Tudo isso devido a forma como devem ser consumidas, para que seus efeitos benéficos aconteçam.
...
E quando consumidas de maneira adequada (conforme descrito acima) os efeitos são alegria incontida, aumento da capacidade de voltar aos tempos de criança, desejo de estar com as pessoas que amamos e disposição para brincar.
...
Há de se cuidar dos efeitos colaterais, que podem ser o riso frouxo, roupas manchadas, que voltam ao normal num aguaceiro (Ah! Aguaceiro é uma chuva boa, água que corre numa bica, etc.), vontade de brincar com alguém, enfim...cuidado...pode ser muito delicioso!
...
Frutas molecas são muito boas, não é mesmo?
...
Agora, aqui entre nós, você jura que ainda vai comer (ou chupar) uma melancia, cortando pedacinhos com uma faca? Será que você resistirá ao desejo de pegar uma fatia e comê-la, lambuzando-se todo?
...
Ah! Manga em pedaço? Tem certeza, que você não sente uma vontade danada de pegá-las com a mão e chupá-las, e suas mãos escorrendo com aquele caldo bom e aromático? Até chegar ao caroço, com fiapos, que ficam parecendo cabelos arrepiados.
...
Tá bom, mexerica, em gomo, num pratinho! Tudo bem...Eu prefiro sentar no chão, e deixar que ela brinque comigo....carocinhos colocados do ladinho...cascas também...depois de satisfeitos, tudo na mão e jogamos no lixo. Orgânico, claro! Quem tem bosque, pode jogá-las por lá mesmo, os pássaros agradecem e os bichinhos também.
...
E tem tantas outras frutas molecas maravilhosas! Amora! Essa é boa no pé. Até enjoar. São miudinhas. Jabuticabas também combinam com brincadeiras. E tem outras que não são tão comuns em todas regiões, como pitanga, goiaba, umbu-cajá, morango, caqui, e por aí vai.
...
Então, vai uma fruta moleca aí?
...
Ah! Acabei de lembrar! Essas frutas são incríveis para que a nossa percepeção de que "sempre tem algo acontecendo" se desenvolva mais rapidamente.


CARPE DIEM

7 comentários:

Helen disse...

Lá em casa ( em Barão Geraldo ) tinha um pé de amora. A gente comia no pé, lembra? Aí, entrávamos dentro de casa com os pés sujos e manchávamos o tapete da sala... hehehe...

Cavaleiro do Luar disse...

Lembro sim!
E como era bom, né?

Tempos idos!

Sandy disse...

Que delicia..lá na escola agente sempre come amora...
rsrsrs

Cida disse...

Samuca!!!
Seu Blogger...Bem bolado,criativo.legal mesmo!
Bjss..

mia disse...

hummm! umbu-cajá...nem me fale.

tou gostando demais de ficar por aqui!

Niña disse...

Nossa...lembrei de quando comia manga até chupar o caroço,e o caldinho escorrendo pelo braço rsrs

Fruta moleca lembra infância :D

Que texto gostoso Samuka!

Bjinho

Alê disse...

Que saudadonas da infância...

Quantas frutas molecas adoçaram minha vida...


Post Doce esse,


Um beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...